Descrição do Grupo:
Longe vai 1963! Foi nesse ano , há meio século atrás que aconteceu a fundação do grupo de Forcados amadores de Cascais que a 19 de setembro fez a sua apresentação. No cargo de cabo estava José Júlio pelouro Costa , que não teve oportunidade de estar muito tempo no lugar. A vida levo-o pata o ultramar mas a ‘’semente’’ estava lançada!
No domingo de Páscoa de 1964, no mês de abril o Grupo de Forcados amadores de Cascais fez a sua apresentação ‘’oficial’’ , já com Luís de Mascarenhas à frente . Actuaram nessa tarde, na parte equestre Jose Ataíde e Pedro Louceiro enquanto que a pé estiveram os ‘’El Ninos Toreros’’. Os touros pertenciam a Norberto Pedrosa e nessa tarde histórica pegaram o cabo Luís Mascarenhas , Carlos Anacleto , José Carradinha e Augusto Ferreira do Amaral.
Na altura integravam também o grupo os Forcados João Gaspar, Antonio Bustorff , Américo Guerra , Mário Agostinho , Filipe Malta da Costa , Sequeira Nunes , Rui Alvarez , Eduardo Bobone , Manuel Ponte , Joaquim Mourão , Fernando Burnay e Nuno esperança .
Os tempos dessa época eram diferentes dos atuais e por motivos profissionais muitos dos bons elementos que compunham o grupo afastaram-se gradualmente até que em 1966 o cabo Luís de Mascarenhas passou a ‘’chefia’’ a Vitor Freire , que dizia ir relançar o grupo. Ao seu lado como companheiros de aventura , estavam Mário Agostinho , Augusto Mascarenhas Barreto, Joaquim Correia , Fernando blé , benjamim lopes , Nuno pinto Coelho, Manuel lamas da Silva e Francisco Sarzedas.
Em 1970 é já Mário Agostinho quem está à frente dos Forcados amadores de Cascais . Desentendimentos com o então cabo Vitor Freire fizeram com que este fosse substituído , continuando em atividade todos os elementos da formação. O grupo manteve-se até 1976, sofrendo depois uma paragem.
Mas as gentes de Cascais exigiam a reaparição do grupo.
Foi o que aconteceu cinco anos depois , já em 1981, com força e vontade de recuperar o ‘’tempo perdido ‘’. Ao leme esteve Francisco Cano , valoroso e experiente Forcado que teve a acompanha-lo de início Fernando Silva, José banha ,Carlos Damas,Joaquim Guaparrão, Carlos Martins, Antonio Freitas , Vitor Brás , Antonio Madeira , João Carmona ,Vitor Ferreira,José Luís zambujeira,Antonio Baião, Adelino Gomes, Francisco José linguiça,José António , Idalécio Botelho da Silva e José Francisco Grave.
Também Pedro Castelo Branco,Miguel Machado , Luís Mira coroa ,José Descalço ,Pratas palma ,José António,Bernardo Mosquitela,João Arnoso,Vitor Santos ,Carlos Janeiro , Tomás da Cruz e Pedro Batista estiveram sob seu comando.
Um dos marcos na história do grupo De Forcados amadores de Cascais foi a sua atuação em 1985 na praça de toiros de Viana do Castelo, onde com apenas oito elementos fardados pegaram os dois toiros Grave , um com 675 kg , outro com 590 kg. Na cara estiveram Carlos damas e Antonio Baião, numa corrida vista em todo o país em direto através da televisão.
Na época de 1988 o grupo atingiu o seu auge , pegando 26 corridas , na maioria com com grandes triunfos e aplausos . Na história dos amadores de Cascais é ‘’obrigatório’’ referir a sua passagem por praças de Espanha e França e já em 1990 pela Califórnia , onde alcançaram enorme êxito!
Dois anos depois , em 1992 , o grupo começou a sentir uma nova crise , em grande parte devido à saída de elementos antigos e por não existir uma sucessão de novos valores . Também a sucessão de cabos não corre da melhor forma , pois passam alguns pelo cargo mas nenhum se empenha em renovar os amadores de Cascais.
É então em 2000, Francisco Cano passa o testemunho a José Luís Zambujeira, que assumiu a chefia do grupo na companhia de Antonio conchinha, Manuel José conchinha, Luís Fragoso,Fernando Cristo,Antonio Baião,José Descalço ,José Alexandre Baião, Ricardo Tribcalhetas, Joel Zambujeira, José Baganha, José Manuel Campaniço , Antonio Campaniço,Júlio Andrade , Vitor mendes ,João Pinto,Carlos Caetano, Vitor Morais Besugo,Alcides Coxilha,Gonçalo Batista,Pedro Marques,Joaquim Faisco,José Teixeira,Francisco troles e José Rato.
Valente e esforçado , sentindo intensamente a responsabilidade de estar a frente dum grupo já com tantos pergaminhos , Zambujeira soube manter a sua ‘’equipa’’ em nível elevado.
Apostatado em recuperar a dignidade que merecia , o grupo efectuou nessa época nove corridas. No ano seguinte , em 2001 já foram 15 corridas.
Aproximando-se assim dos objectivos delineados pelo novo cabo.
Ao longo da sua história o Grupo de Forcados amadores de Cascais recebeu diversos troféus , premiando as suas atuações , assim aconteceu em Montemor, Cascais, na Ericeira ou em Sousel no ano de 2000.
Na época de 2001 somaram triunfos em Cuba e no ano seguinte o grupo ganhou os prestigiados troféus ‘’jaqueta de ramagens’’ na Azambuja e ‘’Moreira D’Almeida’’ na corrida TV Norte , realizada na Póvoa do Varzim.
Em 2005 os Forcados amadores de Cascais foram premiados na Amieira com o troféu para a melhor pega, o mesmo sucedendo em Viana do Alentejo . E na época 2006 pegaram na polémica corrida de toiros desembolados em Moura,onde passou com dignidade depois de enfrentar toiros Grave. Nesse mesmo ano , o grupo foi também premiado
Com o troféu da melhor pega na tradicional corrida do 15 de Agosto em Messejana e semanas depois em Lagoa.
Nesse mesmo ano em 2006 reabriu o campo pequeno ‘’catedral do toureio a cavalo’’.uma temporada histórica para a festa brava portuguesa e para os Forcados amadores de Cascais que voltaram a pegar em Lisboa.
Em 2007 o Grupo de Forcados amadores de Cascais realiza a sua melhor temporada de sempre! Terceiros no escalafon de grupos de Forcados os amadores de Cascais atuam em 27 corridas, com a presença nas principais praças de toiros Portuguesas. Uma marca impressionante a que juntou a conquista dos prémios para a melhor pega em Aljustrel, Vila Nova da Baronia ,Beja,Cabeça Gorda e Messejana.
Ainda em 2007 no dia 6 de Outubro o cabo José Luís Zambujeira entrega o comando do grupo ao forcado Pedro Marques , num emocionante e inesquecível festival de beneficência que teve lugar na praça de toiros de Beja.
A acompanha lo estiveram Luís Fragoso ,Ricardo Trincalhetas , Joel Zambujeira ,Joaquim Faisco ,Gonçalo Batista , Francisco Troles, Luís Camões , Bruno Cantinho , João Sepulveda , Carlos França,Paulo Mauricio,Carlos Teixeira,Paulo Cardador,José Pirrolas ,Luís Caixinha ,Antonio amador ,Rui Pato,Paulo Matos,Ventura Doroteia ,Thierry Gonçalves ,Luís amador, Ricardo Nolasco ,Hugo Bilro,Carlos Viegas,João Bolinhas , Paulo Loução e David Ferreira.
Aberto um novo ciclo o grupo em 2008 os amadores de Cascais voltaram a estar presentes numa corrida televisionada (Corrida Tv norte) , feito repetido nos quatro anos seguintes nos quatro anos seguintes , num total de seis corridas consecutivas vistas na TV. Mas esse ano de 2008 ficou também marcado pela estreia do grupo em Espanha , em Montilla(Córdoba), onde pegaram dois toiros e deixaram enorme ambiente.
Com uma formação sólida e abnegada ciente da responsabilidade que representa envergar a jaqueta de ramagens , o grupo de Forcados amadores de Cascais continuou o seu percurso de elevado nível nos anos seguintes.
Mas 2012 foi ano de nova mudança durante a tradicional corrida da feira
De Garvão a 12 de Maio , Pedro Marques cedeu o seu lugar de cabo a Joel Zambujeira -um jovem e valente forcado que desde tenra idade abraçou com talento a sua vocação!
A acompanhá-lo estiveram Luís Fragoso , Luís Camões ,Bruno Cantinho ,Carlos Teixeira ,Paulo Cardador ,José Pirrolas ,Hugo Estrela , Luís caixinha,Pedro Baião,Ventura Doroteia,Luís Amador , Hugo Birlo, Paulo Loução,Luis Carlos amador,Luis Gois,Rui Trindade ,Nuno Gois ,Filipe Pirrolas,Dário Silva , João Gregorio , Pedro Noronha ,José Silva , Carlos Ricardo ,Aníbal Brito,Vitor Matos,Joao Santos , Jorge Coelho ,Antonio Grade,José Maria,João Palmeiro,João Bolinhas e Ivo Bernardes.
Por isso Garvão foi o momento mais marcante de toda a época mim ano em que os amadores de Cascais somaram triunfos de Norte a Sul , continuaram a revelar uma enorme coesão e brilhantismo! Graças esse espírito Abnegado e de grande união o grupo conquistou prémios em Santo António das Areias ,Entradas , Albufeira,apresentando-se também num nível fantástico nas tradicionais corridas de Beja e Messejana.
Após 4 anos de grandes triunfos de muita valentia e de muita entrega , com vários triunfos o cabo Joel Zambujeira decidiu que iria se despedir do comando do grupo , depois de uma carreira de sonho onde pegou 107 toiros nunca virando cara a luta e nunca se deixando dobrar, entregou então o comando do grupo ao Forcado Paulo Loução, a 5 de Agosto de 2016 na praça de toiros de Beja , num cartel de figuras e com praça esgotada , nesse mesmo ano o nosso grupo conquistou o prémio de melhor grupo em praça na Messejana , e onde continuou a dignificar o nome do grupo e toda a nossa história, na temporada 2017 voltámos a pisar praças importantes com triunfos nomeadamente na Nazaré , Figueira da Foz e na Messejana onde pelo segundo ano consecutivo conquistava o troféu de melhor grupo em praça , surge a temporada 2018 e o grupo atinge a melhor temporada sob o comando do cabo Paulo Loução, onde conquistou o importante prémio da melhor pega no campo pequeno , por intermédio de Ventura Doroteia , passados 3 anos voltamos a pegar uma corrida televisionada e também regressamos a Espanha , nomeadamente a Oliva de La frontera , passados precisamente 10 anos!
Posteriormente em 2019 surgem novos elementos e o grupo continua em ascendente com excelentes atuações , conquistando os prémios de melhor grupo em praça em Santo António das Areias e em Garvão na sua tradicional corrida da feira!