Grupo de Forcados Amadores de Cascais

Morada

Monte da Estrada
Cx Postal 7128
7630-384 Reliquias

Email

paulo.loucao8@gmail.com

Telefone

967437314

Website

Paulo Ricardo Silva Loução

Cabo
Fundado em: 26 de Junho de 1981

Composição do Grupo

Paulo Loução (Cabo), Paulo Cardador,Hugo Estrela,Ventura Doroteia,Carlos Dias,Vitor Matos,Jorge Filipe,Ivo Bernardes,Rúben Candeias,Luís Pereira,João Carvalho ,Luís Louro,Afonso Cruz,Luís Fernandes,Diogo Sacristão ,João Silva,João Galamba, André Ramalho,Rui Grilo,Francisco Santos,Roberto Alexandre, Rui Trindade, Paulo Paulino ,José Silva , Vasco Boto , João Tomás,Ricardo Silva ,Diogo Silva,Luís lutas

Descrição do Grupo:

Longe vai 1963! Foi nesse ano , há meio século atrás que aconteceu a fundação do grupo de Forcados amadores de Cascais que a 19 de setembro fez a sua apresentação. No cargo de cabo estava José Júlio pelouro Costa , que não teve oportunidade de estar muito tempo no lugar. A vida levo-o pata o ultramar mas a ‘’semente’’ estava lançada!

No domingo de Páscoa de 1964, no mês de abril o Grupo de Forcados amadores de Cascais fez a sua apresentação ‘’oficial’’ , já com Luís de Mascarenhas à frente . Actuaram nessa tarde, na parte equestre Jose Ataíde e Pedro Louceiro enquanto que a pé estiveram os ‘’El Ninos Toreros’’. Os touros pertenciam a Norberto Pedrosa e nessa tarde histórica pegaram o cabo Luís Mascarenhas , Carlos Anacleto , José Carradinha e Augusto Ferreira do Amaral.

Na altura integravam também o grupo os Forcados João Gaspar, Antonio Bustorff , Américo Guerra , Mário Agostinho , Filipe Malta da Costa , Sequeira Nunes , Rui Alvarez , Eduardo Bobone , Manuel Ponte , Joaquim Mourão , Fernando Burnay e Nuno esperança .

Os tempos dessa época eram diferentes dos atuais e por motivos profissionais muitos dos bons elementos que compunham o grupo afastaram-se gradualmente até que em 1966 o cabo Luís de Mascarenhas passou a ‘’chefia’’ a Vitor Freire , que dizia ir relançar o grupo. Ao seu lado como companheiros de aventura , estavam Mário Agostinho , Augusto Mascarenhas Barreto, Joaquim Correia , Fernando blé , benjamim lopes , Nuno pinto Coelho, Manuel lamas da Silva e Francisco Sarzedas.

Em 1970 é já Mário Agostinho quem está à frente dos Forcados amadores de Cascais . Desentendimentos com o então cabo Vitor Freire fizeram com que este fosse substituído , continuando em atividade todos os elementos da formação. O grupo manteve-se até 1976, sofrendo depois uma paragem.

Mas as gentes de Cascais exigiam a reaparição do grupo.

Foi o que aconteceu cinco anos depois , já em 1981, com força e vontade de recuperar o ‘’tempo perdido ‘’. Ao leme esteve Francisco Cano , valoroso e experiente Forcado que teve a acompanha-lo de início Fernando Silva, José banha ,Carlos Damas,Joaquim Guaparrão,  Carlos Martins, Antonio Freitas , Vitor Brás , Antonio Madeira , João Carmona ,Vitor Ferreira,José Luís zambujeira,Antonio Baião, Adelino Gomes, Francisco José linguiça,José António , Idalécio Botelho da Silva  e José Francisco Grave.

Também Pedro Castelo Branco,Miguel Machado , Luís Mira coroa ,José Descalço ,Pratas palma ,José António,Bernardo Mosquitela,João Arnoso,Vitor Santos ,Carlos Janeiro , Tomás da Cruz e Pedro Batista estiveram sob seu comando.

Um dos marcos na história do grupo De Forcados amadores de Cascais foi a sua atuação em 1985 na praça de toiros de Viana do Castelo, onde com apenas oito elementos fardados pegaram os dois toiros Grave , um com 675 kg , outro com 590 kg. Na cara estiveram Carlos damas e Antonio Baião, numa corrida vista em todo o país em direto através da televisão.

Na época de 1988 o grupo atingiu o seu auge , pegando 26 corridas , na maioria com com grandes triunfos e aplausos . Na história dos amadores de Cascais é ‘’obrigatório’’ referir a sua passagem por praças de Espanha e França e já em 1990 pela Califórnia , onde alcançaram enorme êxito!

Dois anos depois , em 1992 , o grupo começou a sentir uma nova crise , em grande parte devido à saída de elementos antigos e por não existir uma sucessão de novos valores . Também a sucessão de cabos não corre da melhor forma , pois passam alguns pelo cargo mas nenhum se empenha em renovar os amadores de Cascais.

É então em 2000, Francisco Cano passa o testemunho a José Luís Zambujeira, que assumiu a chefia do grupo na companhia de Antonio conchinha, Manuel José conchinha, Luís Fragoso,Fernando Cristo,Antonio Baião,José Descalço ,José Alexandre Baião, Ricardo Tribcalhetas, Joel Zambujeira, José Baganha, José Manuel Campaniço , Antonio Campaniço,Júlio Andrade , Vitor mendes ,João Pinto,Carlos Caetano, Vitor Morais Besugo,Alcides Coxilha,Gonçalo Batista,Pedro Marques,Joaquim Faisco,José Teixeira,Francisco troles e José Rato.

Valente e esforçado , sentindo intensamente a responsabilidade de estar a frente dum grupo já com tantos pergaminhos , Zambujeira soube manter a sua ‘’equipa’’ em nível elevado.

Apostatado em recuperar a dignidade que merecia , o grupo efectuou nessa época nove corridas. No ano seguinte , em 2001 já foram 15 corridas.

Aproximando-se assim dos objectivos delineados pelo novo cabo.

Ao longo da sua história o Grupo de Forcados amadores de Cascais recebeu diversos troféus , premiando as suas atuações , assim aconteceu em Montemor, Cascais, na Ericeira ou em Sousel no ano de 2000.

Na época de 2001 somaram triunfos em Cuba e no ano seguinte o grupo ganhou os prestigiados troféus ‘’jaqueta de ramagens’’ na Azambuja e ‘’Moreira D’Almeida’’ na corrida TV Norte , realizada na Póvoa do Varzim.

Em 2005 os Forcados amadores de Cascais foram premiados na Amieira com o troféu para a melhor pega, o mesmo sucedendo em Viana do Alentejo . E na época 2006 pegaram na polémica corrida de toiros desembolados em Moura,onde passou com dignidade depois de enfrentar toiros Grave. Nesse mesmo ano , o grupo foi também premiado

Com o troféu da melhor pega na tradicional corrida do 15 de Agosto em Messejana e semanas depois em Lagoa.

Nesse mesmo ano em 2006 reabriu o campo pequeno ‘’catedral do toureio a cavalo’’.uma temporada histórica para a festa brava portuguesa e para os Forcados amadores de Cascais que voltaram a pegar em Lisboa.

Em 2007 o Grupo de Forcados amadores de Cascais realiza a sua melhor temporada de sempre! Terceiros no escalafon de grupos de Forcados os amadores de Cascais atuam em 27 corridas, com a presença nas principais praças de toiros Portuguesas. Uma marca impressionante a que juntou a conquista dos prémios para a melhor pega em Aljustrel, Vila Nova da Baronia ,Beja,Cabeça Gorda e Messejana.

Ainda em 2007 no dia 6 de Outubro o cabo José Luís Zambujeira entrega o comando do grupo ao forcado Pedro Marques , num emocionante e inesquecível festival de beneficência que teve lugar na praça de toiros de Beja.

A acompanha lo estiveram Luís Fragoso ,Ricardo Trincalhetas , Joel Zambujeira ,Joaquim Faisco ,Gonçalo Batista , Francisco Troles, Luís Camões , Bruno Cantinho , João Sepulveda , Carlos França,Paulo Mauricio,Carlos Teixeira,Paulo Cardador,José Pirrolas ,Luís Caixinha ,Antonio amador ,Rui Pato,Paulo Matos,Ventura Doroteia ,Thierry Gonçalves ,Luís amador, Ricardo Nolasco ,Hugo Bilro,Carlos Viegas,João Bolinhas , Paulo Loução e David Ferreira.

Aberto um novo ciclo  o grupo em 2008 os amadores de Cascais voltaram a estar presentes numa corrida televisionada (Corrida Tv norte) , feito repetido nos quatro anos seguintes nos quatro anos seguintes , num total de seis corridas consecutivas vistas na TV. Mas esse ano de 2008 ficou também marcado pela estreia do grupo em Espanha , em Montilla(Córdoba), onde pegaram dois toiros e deixaram enorme ambiente.

Com uma formação sólida e abnegada ciente da responsabilidade que representa envergar a jaqueta de ramagens , o grupo de Forcados amadores de Cascais continuou o seu percurso de elevado nível nos anos seguintes.

Mas 2012 foi ano de nova mudança durante a tradicional corrida da feira

De Garvão a 12 de Maio , Pedro Marques cedeu o seu lugar de cabo a Joel Zambujeira -um jovem e valente forcado que desde tenra idade abraçou com talento a sua vocação!

A acompanhá-lo estiveram Luís Fragoso , Luís Camões ,Bruno Cantinho ,Carlos Teixeira ,Paulo Cardador ,José Pirrolas ,Hugo Estrela , Luís caixinha,Pedro Baião,Ventura Doroteia,Luís Amador , Hugo Birlo, Paulo Loução,Luis Carlos amador,Luis Gois,Rui Trindade ,Nuno Gois ,Filipe Pirrolas,Dário Silva , João Gregorio , Pedro Noronha ,José Silva , Carlos Ricardo ,Aníbal Brito,Vitor Matos,Joao Santos , Jorge Coelho ,Antonio Grade,José Maria,João Palmeiro,João Bolinhas e Ivo Bernardes.

Por isso Garvão foi o momento mais marcante de toda a época mim ano em que os amadores de Cascais somaram triunfos de Norte a Sul , continuaram a revelar uma enorme coesão e brilhantismo! Graças esse espírito Abnegado e de grande união o grupo conquistou prémios em Santo António das Areias ,Entradas , Albufeira,apresentando-se também num nível fantástico nas tradicionais corridas de Beja e Messejana.

Após 4 anos de grandes triunfos de muita valentia e de muita entrega , com vários triunfos o cabo Joel Zambujeira decidiu que iria se despedir do comando do grupo , depois de uma carreira de sonho onde pegou 107 toiros nunca virando cara a luta e nunca se deixando dobrar, entregou então o comando do grupo ao Forcado Paulo Loução, a 5 de Agosto de 2016 na praça de toiros de Beja , num cartel de figuras e com praça esgotada , nesse mesmo ano o nosso grupo conquistou o prémio de melhor grupo em praça na Messejana , e onde continuou a dignificar o nome do grupo e toda a nossa história, na temporada 2017 voltámos a pisar praças importantes com triunfos nomeadamente na Nazaré , Figueira da Foz e na Messejana onde pelo segundo ano consecutivo conquistava o troféu de melhor grupo em praça , surge a temporada 2018 e o grupo atinge a melhor temporada sob o comando do cabo Paulo Loução, onde conquistou o importante prémio da melhor pega no campo pequeno , por intermédio de Ventura Doroteia , passados 3 anos voltamos a pegar uma corrida televisionada e também regressamos a Espanha , nomeadamente a Oliva de La frontera , passados precisamente 10 anos!

Posteriormente em 2019 surgem novos elementos e o grupo continua em ascendente com excelentes atuações , conquistando os prémios de melhor grupo em praça em Santo António das Areias e em Garvão na sua tradicional corrida da feira!