Presidente da ANGF
Francisco Xavier Orey Possolo Mascarenhas Macedo
GFA Aposento da Chamusca
Mensagem do Presidente da Direcção da ANGF
Um Grupo de Forcados Amador é, sem dúvida, uma escola de vida, e para a vida!
Ser Forcado Amador é muito mais do que pegar touros.
Ser Forcado Amador é um compromisso com a prática de um código de ética, código de ética esse que pauta a vida da nossa Associação.
Numa altura em que a nossa sociedade atravessa um período tão conturbado, onde a falta de valores impera, valores pelos quais as sociedades civilizadas se regeram ao longo dos tempos, deixa-nos bastante orgulhosos assumirmos a presidência da direcção da Associação Nacional de Grupos de Forcados pois estes são, sem dúvida, um bastião da ética, da amizade, da coragem, da humildade, do respeito e da solidariedade.
São estes os valores que nos foram transmitidos por anteriores gerações de Forcados, são estes os valores que pretendemos manter vivos e transmiti-los às gerações actuais e vindouras.
Serão, sempre, aqueles valores que guiarão a nossa presidência.
Sermos os representantes de trinta e oito Grupos de Forcados, com as suas origens de norte a sul do país, do continente e das ilhas dos Açores, é uma grande responsabilidade mas um ainda maior orgulho e é uma demonstração inequívoca de que a nossa Festa está viva, bem viva, e que as nossas Tradições se mantêm bem arraigadas no nosso Povo.
O número, cada vez maior, de aficionados e a crescente assistência nas Praças de Touros são disso a melhor demonstração.
Apesar dos “ventos contrários”, continuaremos a lutar pelos nossos Direitos, Direitos esses constantes na Constituição da República. Respeitamos opiniões contrárias mas não permitiremos que não respeitem as nossas.
Durante o triénio 2023-2025, em que estaremos à frente da presidência da Associação Nacional de Grupos de Forcados, tudo faremos para defender a Tauromaquia e, principalmente, a Figura do Forcado Amador.
Basta de palavras e Vamos ao Touro!
Francisco Macedo.